Flamengo

Jorge Sampaoli no Flamengo: uma análise do treinador argentino

Treinador é conhecido por seu estilo de jogo ofensivo e de muita pressão

Jorge Sampaoli é um treinador argentino de futebol com passagens por diversas equipes sul-americanas e europeias. Nesta sexta-feira (14), Sampaoli foi anunciado como novo treinador do Flamengo.

Conhecido por seu estilo de jogo ofensivo e de muita pressão, Sampaoli iniciou sua carreira como treinador em equipes pequenas da Argentina e do Peru, mas ganhou destaque ao treinar a Universidad de Chile, onde conquistou importantes títulos. Em seguida, assumiu a Seleção Chilena, com a qual venceu a Copa América de 2015, e depois foi para a Espanha treinar o Sevilla.

Trajetória no Brasil

Sampaoli chegou ao Santos no dia 17 de dezembro de 2018, assinando contrato por duas temporadas. Apesar de ganhar rapidamente o carinho da torcida, após formar um time ofensivo mesmo com poucas peças no elenco, a equipe não teve um bom desempenho nas competições em que disputou. O Santos chegou à semifinal do Campeonato Paulista, mas foi eliminado pelo Corinthians nos pênaltis, em um jogo em que a equipe santista dominou a partida.

Na Copa Sul-Americana, Sampaoli escalou o time reserva para o jogo de ida contra o River Plate-URU e, após um empate no Uruguai, o Santos empatou em 1×1 no jogo de volta, sendo eliminado precocemente da competição.

Na Copa do Brasil, o time de Sampaoli não conseguiu passar pelo Atlético-MG e foi eliminado na fase de oitavas de final. A única exceção do ano foi o bom desempenho no Brasileirão. O Santos em 38 jogos obteve 22 vitórias, somando 74 pontos, que é a maior pontuação do clube na era dos pontos corridos com 20 times (desde 2006), e após vencer o campeão brasileiro e da Libertadores, o Flamengo, na Vila Belmiro, o alvinegro tornou-se o vice-campeão da competição, superando o Palmeiras que tem um dos elencos mais completos do campeonato.

Apesar dos resultados consideráveis em campo, o técnico argentino teve um grande desgaste na relação com o presidente do clube, José Carlos Peres. Segundo Sampaoli, esse desgaste foi motivado pela falta de contratação de jogadores, mesmo o clube desembolsando R$80 milhões para investir no elenco (um dos maiores investimentos do clube), e também pela falta de contato de José Carlos Peres com Sampaoli.

Em 9 de dezembro de 2019, o treinador pediu sua demissão do Santos, não chegando a cumprir um ano dos dois de contrato após uma tensa reunião de quatro horas. Sampaoli alega que o Santos o demitiu e está cobrando do clube na justiça o pagamento de quatro meses de FGTS atrasado.

No Atlético Mineiro, Sampaoli participou de uma reformulação do grupo de jogadores do clube, indicando ou aprovando as contratações de onze atletas para o time profissional, além das saídas de outros dezoito, entre dispensas e empréstimos.

Em 5 de agosto de 2020, a equipe assegurou sua classificação para a final estadual, vencendo o América na semifinal por 5 a 1 no placar agregado. Na final, o Atlético Mineiro enfrentou o rival Cruzeiro, vencendo por 3 a 0 no placar agregado e conquistando o Campeonato Mineiro de 2020.

Na sequência, o Atlético Mineiro disputou o Campeonato Brasileiro de 2020 e teve uma campanha irregular, alternando boas e más atuações. Mesmo assim, o time terminou a competição em terceiro lugar, garantindo uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2021.

Em janeiro de 2021, após a eliminação do Atlético Mineiro nas quartas de final da Copa do Brasil de 2020, Sampaoli pediu demissão do cargo de treinador, alegando problemas financeiros e de planejamento da equipe. Após a saída do técnico argentino, o clube contratou Cuca como novo treinador.

Retorno à Europa

Sampaoli deixou o Atlético Mineiro em fevereiro de 2021, rumo ao Olympique de Marseille, da França. No clube francês, o técnico argentino não teve muito tempo para mostrar seu trabalho e acabou saindo após apenas seis meses, devido a uma insatisfação com a atuação da equipe na janela de transferências.

Em 6 de outubro de 2022, Jorge Sampaoli acertou seu retorno ao Sevilla, com contrato firmado até junho de 2024. O argentino, porém, perdeu credibilidade por conta de resultados ruins e não teve apoio do conselho executivo da diretoria para sua permanência.

No geral, a passagem de Sampaoli pelo futebol brasileiro foi marcada por bons resultados e por um estilo de jogo ofensivo e agressivo, que conquistou a torcida e levou seus times a disputarem títulos importantes.

Além disso, o treinador argentino também se destacou por sua postura polêmica e por suas declarações contundentes, que geraram debates e discussões no mundo do futebol.

Estilo de jogo

Jorge Sampaoli, conhecido por seus estilos de jogo ofensivo e inovador, busca inspiração em Juanma Lillo, auxiliar de Pep Guardiola no Manchester City e também de Sampaoli em seus tempos no Sevilla.

Apesar de não ter conquistado nenhum título de grande expressão, Lillo foi um dos responsáveis por adaptar conceitos de jogo estudados desde os tempos de Jimmy Hogan, treinador inglês que revolucionou a maneira de jogar futebol na Europa no início do Século XX, chegando até Johan Cruyff, Louis Van Gaal e Pep Guardiola.

Um desses conceitos é o “jogo de posição”, que traz ideias claras, como fixar jogadores adversários em um setor para criar superioridade numérica em espaços-chave do campo, eliminar adversários com a condução da bola e criar linhas de passe constantes para aqueles que estão com a posse.

Sampaoli adota várias dessas ideias em suas equipes e tem utilizado a “inversão da pirâmide” para criar superioridade numérica na “zona de definição”. Seus jogadores mudam de posição constantemente, desestabilizando o adversário e buscando a vantagem numérica dentro de campo.

O treinador busca tornar suas equipes mais verticais, com velocidade e objetividade, incentivando o jogo entre as linhas e tentando um jogo vertical. A forma de trabalho do técnico é incentivar a jogar entre as linhas e achar um passe entre as linhas.

Sampaoli também busca inspiração em outros técnicos renomados, como Marcelo Bielsa, com quem trabalhou como assistente na seleção argentina. Seus métodos inovadores têm sido muito bem recebidos pelos jogadores e fãs de futebol, e o técnico tem sido cada vez mais reconhecido por suas ideias revolucionárias. Com a busca por um jogo mais vertical e objetivo, Sampaoli promete surpreender e encantar os torcedores em suas próximas equipes.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo